Resumo da solução Phantosys

Descrição da solução Phantosys

 

Phantosys é um sistema de virtualização singular no mercado mundial, pois implementa controle centralizado de estações de trabalho sem abrir mão da utilização de PCs e Notebooks em toda sua capacidade de processamento.

Com Phantosys, a performance na execução do ambiente operacional do usuário depende do poder de cada PC, e não do servidor ou da rede, pois os PCs utilizam arquivos de sistema e aplicativos carregados localmente, mas utilizando ambientes preparados e gerenciados, com sistema operacional, aplicativos e dados.

Os PCs clientes utilizam o HD local como cache para armazenar seu ambiente operacional (o que garante operação independente da rede de conexão ao servidor) em um ou mais nós (variação de imagem) habilitados para seu uso.

A tecnologia patenteada de estrutura de arquivo hierárquica para armazenamento de imagens no servidor Phantosys permite criar ambientes operacionais customizados e derivar variações, tais como aplicativos instalados, updates e drivers para diferentes plataformas de hardware, e a partir dessas variações compartilhar os ambientes para vários PCs na rede, instantaneamente.

O sistema permite ainda que cada PC possa gravar alterações exclusivas a cada um sem interferir nos ambientes dos demais clientes da rede, e ainda utilizar partição separada para arquivos de dados armazenados localmente ou no servidor.

Algumas características do sistema incluem a compatibilidade com todas as versões Windows e Linux, uso de cache local com criptografia, modo offline, recovery automático, bloqueio de portas e mídias, conexão entre servidores para redundância e balanceamento de carga, agendamentos, suporte a VLAN, e muitas outras, que tornam Phantosys a solução de virtualização de desktops com melhor custo-benefício do mercado, completa e no entanto muito simples de implementar e manter.

 

Tecnologias diferenciais Phantosys

 

101614_1353_Resumodasol3.jpg A tecnologia de virtualização aplicada por Phantosys é multi-plataforma, pois trabalha com tecnologias-padrão de armazenamento e acesso a disco e á rede, utilizadas por diversos sistemas operacionais, desde obsoletos como WinXP, atuais como Windows 7 e 8, 32 ou 64 bits, bem como com distribuições Linux. Isso garante também compatibilidade com sistemas futuros.
101614_1353_Resumodasol4.jpg O menu de boot instalado em cada cliente Phantosys é uma implementação de um mini-S.O. guia, e ocupa a área reservada aos gerenciadores de boot de disco. Um dos grande diferenciais é poder oferecer ambientes Windows e Linux, ao mesmo tempo, carregados juntos dentro do mesmo “cache” e não em partições diferentes.
101614_1353_Resumodasol5.jpg O sistema permite também “esconder” o menu, eliminando qualquer necessidade de intervenção do usuário, que inicia o PC com o sistema operacional carregado de forma idêntica á de um PC tradicional.
101614_1353_Resumodasol6.png O mini-OS Phantosys suporta comandos de I/O fundamentais e controles ATA nativos. Realiza controle de leitura e escrita de HDD via driver PXE ROM da Motherboard conectado ao servidor através do protocolo EDSC com transmissão por data frame e algoritmo MD5. Possibilita guiar o cliente ao grupo selecionado (ponto de recuperação).
101614_1353_Resumodasol7.png Phantosys implementa Virtualização de Volume de Armazenamento através da tecnologia Phantosys DoE (Disk on Ethernet)
O protocolo permite a execução de comandos de acesso à disco, através da rede, de forma transparente para o sistema operacional que interpreta-os como acesso à HD local.
101614_1353_Resumodasol8.png O volume lógico contendo a partição de sistema no PC cliente é apresentado como se fosse um segundo disco físico (1), que na verdade não existe. Os arquivos estão, portanto, armazenados fisicamente no disco (0), numa estrutura de armazenamento invisível, que somente o sistema Phantosys pode acessar.
101614_1353_Resumodasol9.png Phantosys inclui um driver de discos virtual, que se comunica com o servidor e controla o acionamento dos pontos de recuperação de imagens de Sistemas Operacionais armazenados em cachê.
101614_1353_Resumodasol10.png A segurança no acesso aos volumes de armazenamento é garantida pela separação da tabela de setores de disco, armazenada no servidor e copiada para o cliente somente após identificação e autorização.
101614_1353_Resumodasol11.jpg No servidor Phantosys, o administrador cria um repositório de imagens, num conceito de árvore, onde múltiplos sistemas operacionais podem ser armazenados e modificados com variações de configurações e aplicativos, criando os chamados “nós” de recuperação, que são associados aos grupos de PCs clientes e copiados pela rede de forma diferencial. O critério de herança faz com que, ao deletar um nó “pai”, seu “filho” assume seu lugar sem perder os arquivos “herdados”.
101614_1353_Resumodasol12.png A estrutura do arquivo repositório PIM (Phantosys Image Manager) é única e patenteada. Permite armazenar inúmeros pontos de restauração, e manter as associações de hierarquia e herança, bem como de hosts autorizados. A demanda por espaço de storage no servidor é mínima, praticamente o mesmo espaço consumido por um único cliente é suficiente para atender centenas.
101614_1353_Resumodasol13.png A tecnologia Phantosys permite ainda o bloqueio de portas e unidades de armazenamento internas e externas, tudo isso controlado de forma externa ao sistema operacional em operação no cliente, imune à tentativas de “burlar” bloqueios feitos via aplicativos.
101614_1353_Resumodasol14.jpg Outro importante diferencial exclusivo Phantosys é a Recuperação das imagens, mesmo quando armazenadas em cachê no PC cliente. Phantosys Recovery é feito de forma externa, e não depende de nenhum serviço de sistema operacional, recuperando o estado original de sistemas Windows e Linux.
101614_1353_Resumodasol15.jpg Além das funções de virtualização, Phantosys permite comandar de forma centralizada várias funções de gerenciamento de PCs clientes, como: agendamentos de horários para ligar, desligar, reboot com recuperação automática, formatação de HD, bem como cópia sincronizada de alterações nas imagens.
101614_1353_Resumodasol16.jpg Da mesma forma que nós de armazenamento virtual são usados para carregar partições virtuais de sistema, também permite criar nós para separar partição de dados, para armazenar arquivos de usuário fora da partição de sistema, assim a recuperação pode ser acionada somente para os nós de sistema, mas preservando as alterações dos nós de armazenamento de arquivos de usuário.
101614_1353_Resumodasol17.jpg A plataforma inclui ainda a disponibilidade de DLLs para suporte ao desenvolvimento de ferramentas customizadas.

 

 

Problemas comuns que Phantosys resolve

 

Programas ou arquivos são corrompidos ou deletados involuntariamente, ou usuários podem causar problemas nos seus computadores, por negligência, descuido ou de forma intencional. Recuperação instantânea do ambiente para o estado original:
Modo 1 – comando do administrador
Modo 2 – automático a cada reboot
Invasão por vírus e malwares Prevenção: Bloqueio de portas, discos e mídias
Resolução: Recuperação conforme acima
Trocas ou instalações de estações de trabalho consomem elevado tempo para instalação e configuração no padrão da rede da organização Imagens padronizadas são carregadas em um PC novo ou substituído, no mesmo tempo de um boot normal, sem necessidade de re-configuração
Tempo excessivo para aplicação de updates ou instalação de novos aplicativos, e não se consegue manter um padrão atualizado.
Uma única imagem de sistema operacional é atualizada, posteriormente somente os arquivos alterados são copiados para todos os clientes da rede em modo diferencial. Método universal e independente de sistema operacional, muito mais rápido e confiável do que qualquer solução de atualização em rede (como WSUS para Windows)
Dificuldade em oferecer diversidade em SO/aplicativos para diferentes necessidades.
Agrupamentos dinâmicos de PCs podem bootar e armazenar diferentes pontos da imagem, com atualizações ou aplicativos diferentes, ou ainda com versões diferentes de SO Windows ou Linux
Dificuldade em manter a saúde e integridade de HDs nos clientes.
Gerenciador virtual Phantosys mantém integridade e controle do HD. E em caso de necessidade de troca de HD é tão rápido quanto iniciar um disco pré-instalado com sistema operacional.
Administradores tem recursos escassos (pessoal e tempo) para suportar toda a estrutura Além de ser uma ferramenta que permite que a equipe de TI realize muito mais tarefas de suporte no mesmo tempo, Phantosys é muito simples de operar, ao contrário das tecnologias VDI que exigem profissionais especializados, com treinamentos de alto custo, certificações, etc.

 

 

Principais funcionalidades que facilitam os serviços de TI

 

Tarefas administrativas Phantosys
Benefícios Características
Aquisição de Hardware Sem necessidade de investimentos em hardware extra Utiliza a tecnologia PXE normalmente embutida nos adaptadores de rede
Aquisição de Software Permite manter as licenças de software (SO e aplicativos) já adquiridos Mesmo modo de operação para usuários e time de suporte de TI, em termos de instalação e uso de software
Conversão de sistema Migração sem impacto no lado do usuário – sem curva de aprendizado Estrutura de SO do cliente e ambiente desktop é idêntico ao de uma estação normal
Instalação e distribuição de software Somente uma instalação e replicação para vários usuários sem deslocamento de pessoal ou mídia Ambiente de usuário gerenciado de forma central (SO e aplicativos)
Autorização no ambiente de usuário Sistema de autorização flexível para o ambiente de usuário, de aplicação imediata Gerenciamento de grupos
Gerenciamento de licenças de software Redução de licenciamento de software em excesso Gerenciamento centralizado de ambiente de usuário (SO e AP)
Recuperação de falhas e erros de sistema Redução de taxa de falha de hardware / elimina erros de sistema causados pelo usuário Possibilidade de operação com HD local ou em modo Diskless
Recuperação de ambiente de usuário contaminado Elimina tempo ocioso do usuário ao permitir recuperação instantânea Função recovery acionável pelo backend ou pelo usuário
Atender a demanda do usuário por performance na ponta Proporciona poder de processamento adequado para as necessidades dos usuários Completa funcionalidade do PC não é comprometida
Racionalizar investimentos em upgrade de hardware Uso mais dinâmico do hardware cliente. Rápidas instalações, re-instalações e trocas de sistemas operacionais. Permite alocar rapidamente os recursos de hardware conforme demanda
Otimizar custos e recursos de TI Menor TCO (Custo Total de Propriedade) Todas as características acima

 

 

Valor que o sistema Phantosys agrega

 

Para a organização Para o administrator de TI Para o usuário
Gerenciamento central mas processamento local (nas estações) – fácil controleBaixo custo de servidor, e pode ser instalado em qualquer SO Windows (Win7, XP,etc)Melhor uso do parque de hardware PC, possibilitando customizar ambientes adequados às estações existentes, e de software, racionalizando a alocação de licenças de software conforme demandaMelhora continuidade de negócio, flexibilidade no suporte e rapidez na resposta e resolução de problemas, e reduz tempo ocioso dos usuáriosEscalabilidade para crescimento do sistema Fácil implantação, gerenciamento, atualização e mantutenção de plataforma clienteFlexibilidade na criação e distribuição de ambientes diversificados, Windows ou Linux, e aplicativos utilizados por diferentes perfis de usuárioSegurança mais robusta e confiável no acesso a dados utilizados pelos clientesSem necessidade de mudar tipo de licenciamento de SO e aplicativosPossibilita alocar recurso pessoal de TI para projetos e melhorias estratégicas Elimina problemas de indisponilidade na manutençãoDisponibilização imediata de novos aplicativos ou atualizaçõesCultura de operação de PC é mantida e desenvolvida no ambiente de trabalhoExcelente compatibilidade com SO e aplicativosPerformance definida pela configuração do seu PC – bem diferente das limitações impostas por thin-clients

 

 

 

Comparativo: Rede de PCs (situação atual) X VDI X Phantosys

** Esta página contém mais informações, no entanto seu conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário cadastrado, por favor faça login. Novos usuários podem se registrar aqui.

Existing Users Log In
 Lembrar-me