Instituto Federal de SC virtualiza desktops com Phantosys

 

Passados 6 meses de operação da plataforma Phantosys no Instituto Federal de SC, e comprovada sua eficiência, conformidade, performance, estabilidade, e extrema simplicidade de operação, estamos compartilhando aqui algumas das funcionalidades mais apreciadas pelos gestores e usuários do IFSC.

Toda a implantação foi feita sem investimento algum em hardware adicional. Os PCs e estações gráficas já existentes foram adicionados ao ambiente, bem como os sistemas operacionais (Windows e Linux) e softwares (incluindo AutoCAD, Revit, etc), e o servidor Phantosys instalado em um simples PC de uso do departamento de suporte de TI.

youtu.be-gdWjIDZK4Ss (1)

O foco do uso da solução na instituição é, além de simplificar a complexidade da gestão de um parque com grande número de PCs, resolver duas dificuldades mais específicas das redes de PCs instalados em laboratórios de informática de diversos cursos.

A primeira se refere à dificuldade em realizar alterações nos ambientes e softwares utilizados. No método normal de clonagem de HD via rede, até então utilizado no IFSC, as imagens de SO/aplicativos são construídas a partir da demanda dos professores a cada início de ano letivo ou semestre, mas tal método impossibilita atender rapidamente solicitações de alterações, implantar novas tecnologias ou ferramentas necessárias por decisões didáticas, por exemplo, e na maior parte das vezes sempre implica em intervenções individuais em cada PC para acertar configurações.

Outro problema é a dificuldade em ofertar ambientes com diferentes seleções de softwares, ou como no caso dos laboratórios que necessitam utilizar Windows e Linux. Até então, a solução era rodar máquinas virtuais Linux dentro de cada PC com Windows. Apesar de tal método oferecer o ambiente Linux para os alunos, não oferece a mesma performance e usabilidade visto que os recursos de hardware precisam ser divididos entre o Host e máquina virtual, além de limitações técnicas ou incompatibilidade com alguns aplicativos.

Os laboratórios instalados com o sistema Phantosys contemplaram de imediato situações que colocaram à prova a performance e versatilidade da plataforma, incluindo estações gráficas que rodam ambientes Windows pesados com vários softwares de engenharia, como Autocad e Revit. Outros laboratórios atendem cursos da área de TI que utilizam tanto ambiente Windows como Linux, que com Phantosys pode rodar nativamente no PC, apenas selecionando o sistema Linux no momento do boot.

 

 

A tecnologia de virtualização aplicada por Phantosys é multi-plataforma, o que permite incluir no ambiente diversos sistemas operacionais.

Um dos grande diferenciais é poder oferecer ambientes Windows e Linux, ao mesmo tempo, carregados juntos dentro do mesmo “cache” e não em partições diferentes.

 

 


youtu.be--C3K3Vi8vQM (2) youtu.be--C3K3Vi8vQM (3) youtu.be--C3K3Vi8vQM (5) youtu.be--C3K3Vi8vQMyoutu.be--C3K3Vi8vQM (1)

youtu.be-36no6vtMaC0

 

 

A tecnologia Phantosys permite ainda o bloqueio de portas e unidades de armazenamento internas e externas, tudo isso controlado de forma externa ao sistema operacional em operação no cliente, imune à tentativas de “burlar” bloqueios feitos via aplicativos.

 

 

 

 

Aplicativo Phantosys Student Manager

Provê ao professor capacidade de controle sobre os PCs da sala de aula, ganhando tempo e disciplinando os alunos no uso correto do computador durante as aulas.

Através dele, o PC do professor controla e interage com os PCs dos seus alunos, com funções como: enviar mensagens de aviso, comandar abertura de aplicativos, bloquear temporariamente o acesso do navegador na Internet ou o acesso a dispositivos USB, visualizar as telas dos alunos no console do professor, enviar arquivos ou pastas para um ou mais alunos, receber arquivos ou pastas dos alunos (automaticamente nomeados por nome do PC e nome do aluno), ligar e desligar os PCs.



 

youtu.be-Y-kVUxcKxpY (2) youtu.be-Y-kVUxcKxpY (3)

Veja Phantosys em operação

Assista alguns vídeos gravados no IFSC:

http://www.youtube.com/playlist?list=PLhiGUhrJuSBYJlgEYPkycx0HrB9dAd35T